Conhecendo o Arduino – parte 2

Saudações Leitores, para começar vamos conhecer um pouco do arduino, uma definição detalhada pode ser lida na wikipedia, mas resumindo é uma placa/plataforma para construir protótipos de dispositivos eletrônicos. Esta placa foi construída dentro do conceito de hardware livre (também chamado de open hardware), ou seja, não existe uma grande empresa que possua exclusividade na fabricação da placa e nem royalties ou registro de patente, os esquemas de construção estão disponíveis na internet para qualquer um baixar e criar o seu próprio modelo. No site www.arduino.cc você encontra muitas informações sobre o projeto do arduino e lá pode-se adquirir a placa dita “genuína”, mas a verdade é que existem outros modelos fabricados por diversas pessoas/grupos/instituições.

Existem dois modelos muito famosos de placa, o arduino UNO e o MEGA. A diferença básica é que o arduino MEGA possui mais memória, mais capacidade de processamento, mais portas, resumindo comparado ao UNO o MEGA é melhor, por esse motivo é mais caro. Posso dizer por experiência própria que o arduino UNO atende todas as necessidades de quem vai iniciar seu aprendizado nesta plataforma. Para quem possui curiosidade, neste link está descrito as características das principais versões de arduino.

arduinos

Para “brincar” com o arduino não é necessariamente obrigatório conhecer sobre eletrônica, embora alguns conhecimentos básicos ajudem, separei aqui (vídeo de 15 minutos) uma aula sobre tensão, corrente e resistência elétrica para quem não está familiarizado com esses conceitos, isso vai ajudar a entender sobre determinados componentes que são usados nos mais diversos exercícios com arduino.

No próximo post seguimos conhecendo um pouco mais do arduino e vou apresentar também a protoboard. Até a próxima e vamos conhecer o arduino?

Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal

Participe do nosso grupo no Google

Um comentário em “Conhecendo o Arduino – parte 2

  1. Pingback: Conhecendo o Arduino – parte 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *