Saudações leitores, se aprender a programar não fosse importante, personalidades como Bill Gates e Mark Zuckerberg não estariam investindo parte do seu tempo em fazer propaganda para que pessoas não ligadas a área de TI aprendam a programar. Mas afinal, porque aprender a programar é importante?
Quando uma pessoa aprende a programar ela está exercitando o seu cérebro, criando novas sinapses, está ampliando suas possibilidades de uso de dispositivos eletrônicos (como por exemplo os celulares), está exercitando o raciocínio lógico que com certeza ajuda muito nas tomadas de decisão do dia a dia, pode ser um hoby para muitos ou até mesmo uma forma de fonte de renda extra, e claro, porque é muito legal .
Mas o que é preciso para aprender a programar? VONTADE, ninguém aprende o que não quer ou o que não gosta, então se você já tentou e não conseguiu porque achou muito chato, talvez o método de ensino aplicado não tenha sido o ideal, tente de uma outra forma, peça ajuda (pode ser para mim 😉 ). Agora se você está convencido que programar não é importante na sua vida e isto não é nem um pouco “maneiro”, não há milagre, tentar aprender será apenas uma tortura, mais uma daquelas disciplinas chatas que você precisa assistir em um curso para poder ir adiante e pegar o diploma.
Existe uma forma rápida de aprender? Isto é relativo, se você estiver curtindo o aprendizado você vai querer cada vez mais superar os desafios e assim em pouco tempo você terá adquirido um bom conhecimento, agora se o ato de aprender for chato (como ler um daqueles livros repletos de techniques e de exemplos sem fundamento) talvez demore muito para você avançar.
Para iniciarem os seus estudos, pode-se ler neste link uma apostila tradicional sobre lógica de programação, e se quiserem esclarecer alguma dúvida é só entrar em contato através do nosso grupo no Google. Para quem quiser uma outra maneira, vou fazer uso do Scratch e demonstrar conceitos através de uma sequência de exercícios utilizando a ferramenta (no próximo post falarei um pouco do Scratch), também estou aberto a sugestões e espero construir uma forma de ensino colaborativo. Até a próxima pessoal…
Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal
Participe do nosso grupo no Google