Conhecendo o Arduino – parte 3

Saudações Leitores, prometi para este post mostrar a protoboard, mas antes de partirmos para a parte mais prática do Arduino gostaria de compartilhar um site que possui muitos artigos sobre os primeiros passos de como trabalhar com a nossa “plaquinha”. O primeiro artigo (você pode ler neste link) é uma introdução ao hardware (que já comentei no post anterior) e sobre a IDE, a interface de desenvolvimento do Arduino. A IDE é importante pois é nela que são programados os códigos (comandos) que controlarão o que a placa irá realizar.

Vou deixar aqui em ordem de leitura os outros artigos do site que considero interessante que seja lido, existem muitos outros, mas os listados eu cataloguei como sendo básicos:

1) Entradas e saídas digitais – é através destas entradas/saídas que o Arduino interage com todos os demais componentes eletrônicos, sem essa interação as únicas funções possíveis seriam piscar o Led e ler/escrever na porta serial;

2) Entradas analógicas;

3) Saídas PWM;

4) Comunicação Serial;

Ainda sobre a IDE do Arduino gostaria de deixar dois links com vídeos sobre a sua instalação, o primeiro é para windows (link 1), este vídeo além da instalação ele mostra também como fazer a conexão entre a placa e o Computador, o outro link é para a instalação no Linux Ubuntu (link 2). Quem precisar de ajuda sobre a instalação da IDE no windows ou linux, bem como tirar dúvida de como conectar a o Arduino com o PC é só me escrever.

Sobre a protoboard eu gostaria de deixar um link sobre os conceitos básicos e um vídeo de como ela funciona e a forma básica de se utiliza-la. Para resumir, uma protoboard é uma “placa” ou “mesa” para prototipagem de circuitos eletrônicos, nela simulamos como ficaria o circuito elétrico de um dispositivo antes de começarmos a sua fabricação (existem outros passos antes da fabricação mas estou resumindo bastante para fins didáticos).

protoboard

Gostaria de deixar aqui um link para um projeto bem básico em Arduino utilizando a protoboard, um led e um resistor. No próximo post vou escrever brevemente sobre a alguns projetos utilizando Arduino e algumas outras dicas para quem está iniciando. Até a próxima.

Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal

Participe do nosso grupo no Google

Um comentário em “Conhecendo o Arduino – parte 3

  1. Pingback: Arduino: Eletrônica Básica – Protoboard e Jumpers | curioso.digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *