Saudações Leitores, aprender a programar para Android não será para mim necessariamente como aprender uma nova linguagem, pois os aplicativos que rodam neste sistema operacional são desenvolvidos em Java e como eu já conheço a linguagem então parte do aprendizado está resolvido, vou deixar aqui um link para acesso a uma apostila de Java com conceitos de Orientação a Objeto para aqueles leitores que necessitam estudar estes conceitos primeiro. Aprender a programar para Android será na verdade como estudar uma nova forma de desenvolver um projeto em Java.
Para programar em Java é melhor fazer uso de uma IDE, e eu gosto muito do Eclipse, quando eu tive o meu primeiro contato com Android a algum tempo havia um plugin que podia ser acrescentado ao Eclipse, mas no meu último acesso ao site de download das ferramentas de desenvolvimento para Android (segue o link) só encontrei esta referência: “If you have been using Eclipse with ADT, be aware that Android Studio is now the official IDE for Android, so you should migrate to Android Studio to receive all the latest IDE updates. For help moving projects, see Migrating to Android Studio”, bem, isto significa que terei que usar o Android Studio que a primeira vista me parece similar ao Eclipse mas com recursos direcionados para o Android. Aqui tem um vídeo de como instalar o Android Studio no Windows, e aqui de forma bem resumida a instalação no Linux Fedora, eu já havia feito a instalação a algum tempo pois tinha a intenção de começar a estudar mas fiquei adiando, logo foi necessário somente realizar algumas atualizações.
Eu gosto de aprender programando, acho pouco produtivo ficar repetindo exercício de livros, então eu pensei em um projeto que pode iniciar simples e se eu quiser posso adicionar alguns recursos que o deixará complexo, será um “fork” do projeto “Amanhecer” (post Desenvolvendo uma aplicação com Node.js e AngularJS – parte 3), será o AmanhecerApp com server em Noje.js com uso de REST. Alguns leitores vão dizer que já existem dezenas de apps assim, mas afinal, eu não quero criar um aplicativo comercial (e não pretendo abrir uma startup agora), só pretendo aprender a desenvolver para Android.
No próximo post vou escrever como foi iniciar o projeto e quais foram os primeiros passos que dei e conceitos que tive que aprender.
Aceito sugestões para incrementar no App, prometo que se ficar legal tentarei colocar no Play Store da Google 🙂 , até a próxima.
Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal
Participe do nosso grupo no Google
Pingback: Aprendendo a programar para Android – Parte 2 | curioso.digital