Saudações Leitores, eu já tinha lido em diversos sites sobre projetos com arduino, mas acreditava que era coisa para pessoas que tinham muito interesse em hardware e uma vasta experiência com eletrônica. Quando tive contato pela primeira vez com as famosas “plaquinhas” foi no Forum Internacional de Software Livre onde existiam muitas pessoas falando sobre hardware livre.
O mais legal de tudo foi descobrir no FISL que a maioria das pessoas que falavam em arduino não eram engenheiros ou técnicos em eletrônica, era gente que tinha uma noção de programação e hardware e uma vontade grande de criar seus próprios “dispositivos”, muitos iniciaram como um hoby, uma brincadeira em casa.
Observando os depoimentos decidi que iria atrás do assunto, primeiro fui ver o preço de uma “plaquinha” e descobri que haviam alguns modelos, sendo assim fui ler sobre cada um e cheguei a conclusão que para alguém como eu que inicialmente iria apenas “brincar” o modelo ideal seria o Arduino UNO. Comprei um Kit Básico com arduino + protoboard + sensor de movimento e alguns componentes básicos de eletrônica (resistores, leds, jumpers em fio, etc), tudo custou R$ 160,00 no mercado livre. O Kit acompanhava um ebook com diversos experimentos para arduino.
Desde que recebi o Kit não parei de inventar projetos, a grande maioria por puro hoby. Vou postar um vídeo de um dos projetos onde usei Circuitos Integrados para acender leds usando o computador e um botão, este projeto pode ser usado para automação residencial e com um pouco mais de trabalho pode ser adaptado (com relés e um servidor web) para acender as lâmpadas da casa no disjuntor ou via celular.
Se alguém precisar de ajuda com o arduino, quem sabe um incentivo para começar as suas experiências, pode me escrever. No próximo post vamos conhecer um pouco mais sobre o arduino. Até a próxima.
Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal
Participe do nosso grupo no Google