Saudações Leitores, no post anterior eu disse que usaríamos o Scratch para ensinar alguns conceitos sobre programação, se você já deu uma espiadinha na ferramenta vai notar que ela é voltada para o ensino de programação para crianças, mas o que considero importante é que os principais conceitos de lógica estão contidos nele, é muito fácil de usar e você pode se divertir bastante.
O Scratch possui dois modos de uso, o principal é via internet, você só precisa se logar no site por este link, se cadastrar pelo link “Aderir ao Scratch” e pronto, é rápido e fácil. Uma vez “logado” no site, clique no menu “Criar” e a ferramenta abrirá, talvez para alguns usuários o Navegador solicite a instalação Adobe Air, faça conforme orientado e logo em seguida a ferramenta estará disponível. Uma segunda possibilidade de uso é em modo offline (sem internet), para isto o leitor deve seguir as instruções contidas neste link. O Scratch é bem divertido, e você pode dar uma “brincada”, vou deixar aqui dois links com instruções de funcionamento da interface (link 1 e link 2) .
Algum leitor chegará neste ponto do post e perguntará se eu estou louco em tentar ensinar programação possivelmente para adultos através de uma ferramenta desenvolvida para crianças, bem, eu estou tentando ensinar conceitos que muitas vezes são chatos e complicados para algumas pessoas e a interface do Scratch possibilita fazer isto de forma fácil, visual e divertida, e uso muito esta palavra “divertida” pois muitos abandonam o aprendizado de programação justamente por não ser uma experiência agradável.
No próximo post vamos fazer os primeiros exercícios no Scratch. Está pronto para começar a aprender a programar? Até a próxima.
Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal
Participe do nosso grupo no Google