Saudações Leitores, para finalizar esta a sequencia de edições especiais de posts sobre o 17º Fórum Internacional de Software Livre vou narrar um pouco do meu último dia, mas antes gostaria de fazer um agradecimento especial à Associal Software Livre (ASL.org.br) pelo grande empenho em realizar mais esta edição do FISL, parabéns aos Grupos de Trabalhos e a toda comunidade de Software Livre que se fez presente e igualmente possibilitaram a realização deste magnífico evento.
Meu dia no FISL iniciou com a reunião de sócios da ASL, e pude obter a confirmação do já havia ouvido falar nos corredores do evento, a falta de dinheiro que quase impossibilitou a realização do evento, muitas empresas (principalmente governo) não puderam contribuir como fizeram nos anos anteriores e isso quase inviabilizou o fórum, mas foi com a ideia de um modelo mais enxuto que se organizou o FISL e para a grata surpresa houveram elogios a organização da forma que se realizou. Houve lições aprendidas, principalmente quanto a dependência financeira de determinadas instituições e com certeza para os próximos anos continuaremos tendo encontros fabulosos.
Após a reunião assisti a palestra sobre quinze maneiras de se ganhar dinheiro com software livre, esperando alguma novidade mas para quem já está inserido na cultura do Software Livre conhece a grande maioria das sugestões, segue a lista:
1. Trabalhando em uma empresa que desenvolve Software Livre;
2. Desenvolver seu software, distribuí-lo por uma taxa;
3. Desenvolver seu software, distribuí-lo gratuitamente e vender a implementação;
4. Desenvolver seu software, distribuí-lo gratuitamente e vender treinamento;
5. Desenvolver seu software, distribuí-lo gratuitamente e vender suporte;
6. Desenvolver seu software, distribuí-lo gratuitamente e vender a customização;
7. Ganhar dinheiro com anúncios;
8. Vender uma versão com uma licença comercial/proprietária;
9. Adicionar novas funcionalidades em um software preexistente;
10. Loja de aplicativos;
11. Vender Consultoria (de TI, financeira, de legalidade, administrativa);
12. Vender Serviços;
13. Instalando ou Gerenciando infraestrutura de TI com Software Livre;
14. Trabalhando com conteúdo;
15. Vendendo conhecimento.
A última palestra que assisti foi sobre um projeto “Escola de Hackers”, um excelente projeto sobre o ensino de informática (com robótica livre e programação) para crianças e jovens com o uso de Software Livre, o projeto está dividido em Berçário de Hackers (crianças de 5 e 6 anos), Escola de Hackers (estudantes do 7º e 8º ano) e Escola de Hackers Avançado (para estudantes do ensino médio).
Bem pessoal, gostaria de encerrar este meu relato com uma frase que foi apresentada durante a palestra do projeto Escola de Hackers, até a próxima.
“Programe, ou será programado! Escolha a primeira opção e ganhe acesso ao painel de controle da civilização. Escolha a última, e poderá ser sua última escolha real.”
(Rushkoff)
Siga-me no Twitter: @curioso_dgtal
Participe do nosso grupo no Google